CONCEITO

Topografia é uma ciência que estuda todas as características presentes na superfície de um território, como o relevo e seus acidentes geográficos naturais ou artificiais desta localidade.

 

Existem dois conceitos aplicados em topografia. São eles:

               - Levantamento Topográfico: conjunto de métodos e processos planimétricos e altimétricos, que tem objetivo de obter as coordenadas topográficas de pontos de apoio no terreno.

              - Demarcação: utilização de métodos e processos planialtimétricos, através dos quais é materializado no terreno o projeto que foi desenvolvido no escritório. Sendo a locação topográfica utilizada para executar o projeto de acordo com as suas premissas.

Pode-se concluir que a topografia, é um meio indispensável para a concretização de projetos de construção civil, rodoviária, hidrelétrica, aeroportuária, mecânica e entre outras que necessitem de medidas e informações relativas ao local onde se destina.

A topografia pode ser destinada à:
– Demarcação de terreno, lotes, divisão de área, obras civis e industriais;
– Locação e demarcação de obras, terreno, terraplanagem de terrenos, valas, túnel, etc;
– Fiscalização de obras civis e industriais;
– Cálculo de volumes de corte e aterro movimentados;
– Levantamentos topográficos para usucapião, para estudo de projeto, para retificação de áreas, unificações e desmembramento de lotes, sejam eles rastreados ou não.

TELEFONE

Escritório: +55 (11) 4347-8398

Carlos Tápia: +55 (11) 97492-9303 

E-MAILS

ENDEREÇO

Rua Friburgo, 196 - Casa 2

Santo André - SP, CEP 09241-020

© 2020 Todos os direitos reservados. Gestão e Desenvolvimento por Agência Trics.